Escala Pentatônica

Escala Pentatônica

É uma escala composta por cinco notas onde o objetivo é evitar o cluster (clâster). Cluster é um intervalo de um semitom. Por ser um intervalo muito próximo, neste caso de segunda menor, algumas ideias podem se tornar indefinidas quando aplicadas. Por ser uma escala com menos notas e por evitar o cluster, ela fica muito simples de ser utilizadas pois não acontece da melodia se chocar com os acordes.É muito utilizada na música popupar ocidental em ritmos derivados do Rock’ N Roll.

Nas escalas pentatônicas elimina-se duas notas, a 4º e a 7º. Isso porque os intervalos de semitom acontecem da 3º para a 4º e da 7º para a 1º(ou oitava) nota. Elimina-se a 4º porque a 3º faz parte da formação do acorde e elimina-se a 7º porque o primeiro grau caracteriza o tom da escala. Podemos visualizá-la também como sendo o arpejo de um acorde tríade com a inclusão da 2º e da 6º nota da escala. Tomando como exemplo a escala de Dó maior a escala seria:

Dó – Ré – Mi – Sol – Lá

No caso das pentatônicas menores, a idéia é a mesma, cancela-se a 2º nota e a 6º nota . Tomando como exemplo a escala de Lá menor a escala ficaria:

Lá – Dó – Ré – Mi – Sol

Observe que as notas da pentatônica de Dó maior e de Lá menor são as mesmas. Isso é porque são tons relativos. Você pode saber mais sobre tons relativos clicando aqui.

O desenho abaixo mostra os cinco desenhos no braço da guitarra no tom de Dó maior ou de Lá menor. Cada desenho compreende uma região do braço do instrumento e começa em uma das notas da escala.

Procure praticar os cinco desenhos analisando onde estão as tônicas, tanto de Lá quanto de Dó. Depois pratique em outros tons. Você pode fazer isso simplesmente aplicando o mesmo desenho em outras casas.

 

Tagged with:

About author

Related Articles

4 Comments

  1. David Brasil 19 de novembro de 2013 at 14:57

    O texto mais esclarecedor sobre escalas que li.

  2. ismavolk 16 de maio de 2014 at 8:07

    Essa é a melhor explicação sobre pentatônica que já vi na internet, leitura agradável, dizendo apenas o necessário e adicionando dicas valiosíssimas!

    Muito obrigado

  3. Jhony 5 de agosto de 2014 at 13:23

    Nossa,estão de parabéns. Eu não entendia muito sobre as escalas pentatônica,mas agora entendo. Graças a vocês, valeu pessoal!! Muito bom o Post!!

  4. Jhony 5 de agosto de 2014 at 13:26

    Nossa,estão de parabéns. Eu não entendia muito sobre as escalas pentatônica,mas agora entendo. Graças a vocês, valeu pessoal!! Muito bom o Post!!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Quem está curtindo!